Quem sou eu

Minha foto
Marcelo Oliveira é Terapeuta Familar, Educador,Teólogo e Blogueiro. Formado em Teologia - Unasp Campus 2 (SP), Graduando em Educação - pela Universidade Grande Dourados -(MT) , Pós Graduado em Psicologia do Aconselhamento Familiar pela Universidade Santo Amaro -UNISA -(SP).

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Fique alerta com as principais causas de depressão

Veja como evitar esse mal identificando predisposições à doença

A depressão não tem hora nem lugar para aparecer. Pode surgir em qualquer pessoa independente do sexo, idade, condição social ou econômica. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2030 a depressão será a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.

Porém, apesar disso, já é sabido pela ciência que alguns fatores podem facilitar o aparecimento dessa patologia. Veja aqui os gatilhos mais comuns da depressão e saiba evita-los ou trata-los para fugir dessa doença. 

Neurotransmissores alterados

Pessoas com taxas muito alteradas de determinados neurotransmissores, como serotonina e noradrenalina, tem mais chances de sofrer depressão. Segundo o psiquiatra do Hospital Santa Cruz Edson Hirata, isso acontece justamente por que a doença se desenvolve por conta da falta desses neurotransmissores, que são responsáveis pela comunicação entre os neurônios na área do cérebro responsável pelas emoções - o sistema-límbico.

Quando uma pessoa nasce com esses neurotransmissores naturalmente baixos, o sistema límbico e sua percepção das emoções ficam comprometidos, podendo causar a depressão. "A queda destes neurotransmissores no sistema límbico é a base bioquímica da doença", afirma o especialista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário